Carteirinha do Sindicato Digital

Agora você que usa o convênio dos associados tem mais essa comodidade, não é mais necessário requerer autorização para cada consulta feita em um estabelecimento conveniado, basta apresentar a carteirinha digital de sócio que pode ser baixada aqui, e usufruir dos descontos oferecidos pelos profissionais habilitados.

O acesso a carteirinha é muito fácil, na primeira vez você vai precisar inserir seu CPF e clicar em Fazer Login, nesse ponto o aplicativo vai pedir para você cadastrar uma senha e pronto. Feito o acesso você pode consultar seus dados cadastrais, e os dependentes que possui em seu cadastro.

Caso você tenha dificuldades de acesso, ou queira modificar ou inserir novos dependentes no seu cadastro, entre em contato com o sindicato pelos meios disponíveis, Facebook, WhatsApp 49 9 8432-1885 ou Telefone 49 3323-7885.

Depressão é a 4ª colocada nos pedidos de auxílio doença

A depressão aparece como a quarta principal causa de afastamento de trabalhadores catarinenses. Posição bem superior à nacional, em que a doença aparece na 10ª posição. Se somados os episódios isolados e recorrentes, a depressão gerou 5,9 mil auxílios-doença em 2017 em SC. Para dar uma noção da gravidade do cenário, a Organização Mundial da Saúde defende que até 2020 essa será a principal causa de afastamento do trabalho no mundo.

A médica psiquiatra Vanessa Leal explica que a incidência da doença está relacionada a vários fatores, como melhora do diagnóstico nos últimos anos, mais atenção aos sintomas e informações sobre o tema:

Também existem alguns fatores da vida moderna, o alto nível de estresse, de cobrança, que também acabam aumentando o índice. A gente não pode afirmar que o trabalho é uma causa para a depressão, mas ele contribui para o início ou agravamento da doença. 

Segundo ela, ainda há desafios para avançar no tratamento da doença. O principal deles é a resistência dos pacientes em procurar atendimento especializado.

SITRIVESCH REÚNE MAIS DE 200 TRABALHADORES EM CHAPECÓ/SC

No último sábado, 30 de setembro, Chapecó recebeu mais de 200 jovens para o IV Encontro da Juventude e a III Gincana da Juventude Trabalhadora do SITRIVESCH.

A atividade, que ocorre anualmente, reuniu 20 equipes e profissionais do sindicato em uma sede social da cidade.

Durante a tarde, os jovens trabalhadores participaram de provas interativas e culturais, sobretudo reforçando a importância da tolerância e do respeito à diversidade. Nessa edição, a peça teatral foi baseada nas temáticas: preconceito no ambiente de trabalho, reforma previdenciária e reforma trabalhista.

O presidente do Sitrivesch, Sebastião Nélio da Costa, recepcionou os participantes e destacou as dificuldades que o sistema sindical brasileiro vem enfrentando, onde boa parte da classe trabalhadora está perdendo sua representatividade.

“Precisamos de força e apoio dos trabalhadores para que possamos seguir, iniciar a negociação coletiva para garantir ainda mais direitos aos trabalhadores e um reajuste salarial digno para todos, principalmente neste ano de tantas contrarreformas e perda de direitos com as aprovações de tantas leis maléficas ao trabalhador”, sinalizou.

Viviani Albani de Saudades/SC parabeniza o sindicato pela iniciativa. “Achei muito bom, atividades que promovem a interatividade e a descontração entre os profissionais, ou seja, momentos de descontração e que chamam a atenção para os temas atuais”, comenta.

O jovem Luiz Henrique Cerizolli, da cidade de Xaxim, avalia a organização do evento. “A gincana foi muito bem produzida e divertida, proporcionando novas amizades. A cada ano percebemos a importância de apoiar e participar de atividades promovidas pelo sindicato”, conclui.

“Em minha opinião foi ótima e superou a edição do último ano. O Sitrivesch nos impressiona sempre pela organização do evento”, sinaliza Maikel Felipe Dutra, de Xaxim.

O presidente ainda enfatiza a importância deste evento para o sindicato. “Precisamos estar próximos aos jovens trabalhadores, ouvindo às suas reivindicações e anseios e a gincana é uma ótima oportunidade. Parabéns aos participantes pelo envolvimento e descontração”, conclui.

JOVENS FILIADOS AO SITRIVESCH PARTICIPAM DO 9º ENCONTRO ESTADUAL DA JUVENTUDE TRABALHADORA DA FETIESC

Nos dias 05 e 06 de novembro, a juventude do Sitrivesch participou do 9º Encontro Estadual da Juventude Trabalhadora da Fetiesc promovido pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina.

A atividade ocorreu no Centro de Formação Sindical da entidade, em Meia Praia, Itapema/SC e foi desenvolvida em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI).

O evento contou com a participação de mais de 50 sindicalizados ao Sitrivesch que em dois dias, receberam formação sindical, além de dinâmicas em grupo que estimulam a integração dos jovens e a reflexão sobre o papel fundamental deles para a mudança na sociedade.

Para o presidente do Sitrivesch, Sebastião Nélio da Costa, as atividades que envolvem a juventude representam um novo marco, pois os aproximam do sindicato, atualizando-os sobre as novidades e leis do setor, colocando em pauta temas e dinâmicas atuais.

O presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, lembra que a entidade trabalha com formação para a juventude há muitos anos e elogia o grupo de jovens participantes. “Fiquei extremamente feliz ao acompanhar os debates e ouvir o posicionamento dos jovens em relação ao que está acontecendo com nosso país e as pautas sociais”, comenta.

SITRIVESCH PROMOVE 2ª GINCANA DA JUVENTUDE E 3º ENCONTRO DA JUVENTUDE

O III Encontro da Juventude Trabalhadora do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fiação, Tecelagem e Vestuário de Chapecó e do Oeste de Santa Catarina (SITRIVESCH) e a II Gincana da Juventude ocorreram no último sábado, 24 de setembro, em uma sede localizada no interior de Chapecó/SC.

Cerca de 240 jovens sindicalizados das cidades de Águas de Chapecó, Campo Erê, Cunha Porã, Cunhataí, Coronel Freitas, Chapecó, Planalto Alegre, Saltinho, Saudades, São Carlos e Xaxim participaram do encontro.

Divididos em 25 grupos, realizaram atividades de recreação, explorando a concentração e o trabalho em equipe e também de cunho cultural, como a elaboração e apresentação de uma peça de teatro.

Para finalizar as brincadeiras, o desafio proposto a cada equipe era transformar um membro em homens ou mulheres, reforçando as questões de gênero e de inclusão. A prova final contou com a avaliação de quatro jurados. Os vencedores da prova do(a) Miss foram:

1º Tronicat’s | Xaxim
2º Irmandade | Campo Erê
3º Foi Ótimo | Xaxim
Miss Simpatia – A união faz a força | Saudades

Já os vencedores da Gincana foram:

1º – Irmandade | Campo Erê
2º Os Maragatos | Cunha Porã
3º Jovens Guerreiros | Campo Erê

Em ambas as competições, todas as equipes vencedoras conquistaram prêmios. Além disso, o Sindicato sorteou 30 passagens para uma viagem a Itapema no Encontro Estadual da Juventude, que ocorrerá nos dias 05 e 06 de novembro na FETIESC.

Avaliação dos participantes:

Luiz Henrique Cerezoli, colaborador da Meka na cidade de Xaxim/SC, elogia a iniciativa do sindicato que segundo ele demonstra a preocupação com a juventude. ‘Para muitos a palavra sindicato está associado a pessoas de mais idade, mas em nosso caso representa todas as faixas etárias’.

Complementa ainda, que a instituição busca constantemente aperfeiçoar suas ações promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Essa foi a primeira vez em que Chaiane da Rosa Bordinhom, da Tronic, participa do encontro. “Fui incentivada pelas colegas que fizeram a divulgação na empresa. Achei todas as atividades muito boas”, explana.

Lucas Zanchetta que atua na Ogochi de Planalto Alegre elogia o local do evento. ‘Espaço amplo, permitindo a realização das atividades da melhor forma possível. Parabéns aos organizadores, tudo bem planejado, promovendo um momento de interação entre os grupos’, conclui.

JUVENTUDE TRABALHADORA DO SITRIVESCH PARTICIPA DO 8º ENCONTRO ESTADUAL DA JUVENTUDE TRABALHADORA DA FETIESC E CNTI

A juventude trabalhadora da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) participou no dia 22 de novembro, do 8º Encontro Estadual da Juventude Trabalhadora da Fetiesc e CNTI, que ocorreu no Centro de Formação Sindical da entidade, em Meia Praia, Itapema/SC.
Uma delegação composta por 50 jovens trabalhadores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da fiação, tecelagem e vestuário de Chapecó e do Oeste de Santa Catarina (SITRIVESCH) participou da atividade que teve como tema ”Juventude, Cidadania e a Influência da Mídia”.
O encontro buscou apresentar aos jovens a importância de obter informações em fontes confiáveis. Para o Presidente do SITRIVESCH, Sebastião Nélio da Costa, as atividades que envolvem a juventude trabalhadora é um novo marco para o sindicato, pois está aproximando a juventude ao sindicato e demonstrando a eles a importância que a entidade sindical tem na vida dos trabalhadores, e que juntos podem melhorar a vida da classe trabalhadora.
Ressalta também, que através da troca de informações entre os jovens e a direção do sindicato ocorre a atualização, contribuindo assim, para uma sociedade justa e solidária.

Programação:

A principal palestra do encontro foi ministrada pelo jornalista e professor Arthur William, que atualmente atua na área de inovação da ACERP/TV Escola/Canal da Cidadania e dá aulas de mídias sociais para sindicatos e comunicadores populares de todo o Brasil pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).
A Secretária para assuntos de Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude da CNTI, Sônia Maria Zerino da Silva explanou sobre o Plano Nacional da entidade para a Juventude Industriária.
O encontro ainda contou com a apresentação da peça do Teatro Biriba e um coquetel para a socialização dos participantes. Conforme a Fitiesc, participaram da atividade cerca de 350 jovens do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

SITRIVESCH promove 1ª Gincana da Juventude e 2º Encontro da Juventude

Despertar e conscientizar os jovens sobre a importância da sindicalização e da melhoria das condições de trabalho foram os principais objetivos do “II Encontro da Juventude Trabalhadora” do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da fiação, tecelagem e vestuário de Chapecó e do Oeste de Santa Catarina (SITRIVESCH) e da “I Gincana da Juventude”, que ocorreu no último sábado, 03 de outubro, em uma sede localizada no interior de Chapecó/SC.
Participaram da atividade cerca de 80 sindicalizados das cidades de Águas de Chapecó, Chapecó, Planalto Alegre, Saudades, São Carlos e Xaxim. A instituição é presidida por Sebastião Nélio da Costa, e segundo ele, momentos como esses visam unir os trabalhadores e informá-los sobre seus direitos. “Tenho convicção que atividades desta natureza são fundamentais para conscientização da classe trabalhadora, sob o prisma de tornar as reivindicações em conquistas para todos, visto que ao trabalhador nada é dado, tudo é com muita luta conquistado”, conclui.

I Gincana da Juventude

Os 80 participantes estiveram divididos em oito grupos, que participaram de atividades de recreação, explorando a concentração e o trabalho em equipe. Para finalizar as brincadeiras, o desafio proposto a cada equipe era transformar um membro em homens ou mulheres, reforçando as questões de gênero e de inclusão. A prova final contou com a avaliação de três jurados. A equipe vencedora foi a “Tronikts”, da cidade de Xaxim/SC. A representante do grupo, Micheli Breier, afirma que os membros se organizaram e reuniram os materiais necessários para participar da atividade. “Além de nos divertirmos e sairmos da rotina, esta ação promovida pelo Sindicato possibilita fazermos novas amizades e estarmos bem informados”, conclui.
A equipe ‘Os Invasores”, da cidade de Águas do Chapecó/SC, ficou em segundo lugar.
Em terceiro lugar, o grupo “No12” de Saudades/SC.
As três equipes conquistaram prêmios. Além disso, o Sindicato sorteou 30 passagens para uma viagem a Itapema no Encontro Estadual da Juventude, que ocorrerá no dia 22 de novembro na FETIESC.

A SITRIVESCH promove o 1º Encontro da Juventude Trabalhadora

Aconteceu no dia 06 de setembro de 2014 em Chapecó, o 1º ENCONTRO DA JUVENTUDE TRABALHADORA DO SITRIVESCH, participaram do evento dezenas de jovens. A palestra foi proferida pela Dra. Tania M. Valentini Psicóloga e assessora do Sitrivesch, tendo como tema principal “A PEÇA QUE FALTAVA, JOVEM ONDE VOCÊ SE ENCAIXA”? A Dra. Tania ressaltou a importância da juventude se envolver e fazer parte das atividades que os movimentos sociais promovem, sejam eles, religiosos, políticos, sindicais entre outros.

Após os debates foram realizados os sorteios de brindes, bem como de passagens para formar a delegação do SITRIVESCH com 40 jovens que vai participar do 7º Encontro da juventude trabalhadora da FETIESC que será realizado no dia 21 de setembro de 2014 em Itapema-SC.
Destaca-se que para 2º Encontro da juventude a ser realizado em setembro de 2015, foi aprovado a realização de uma gincana. A direção do Sitrivesch com a colaboração das assessorias e uma comissão de jovens se reunirá durante o ano de 2015 para organizar o evento.

O Presidente do Sitrivesch Dr. Sebastião Nélio da Costa se manifestou afirmando que “este evento inaugura uma nova fase no sindicato que visa envolver e unir os jovens nas atividades desenvolvidas pela entidade, sob o prisma de fortalecer a categoria, como já ocorre com os encontros das mulheres trabalhadoras”.

18º ENCONTRO DA MULHER TRABALHADORA È MARCADO POR PALESTRAS E ORIENTAÇÕES

O sábado, 04 de março, foi marcado pela alegria e descontração de mais de 350 mulheres da região oeste e meio oeste catarinense, que se reuniram em Chapecó no CTG Herança Gaúcha para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Esse foi o 18º encontro promovido pelo Sitrivesch, que visa aproximar cada vez mais as mulheres às atividades do sindicato e da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) com o intuito de orientar, capacitar, apresentar os direitos da classe além de celebrar as lutas e conquistas históricas da mulher, sobretudo no mercado de trabalho.

Nesta edição, participaram trabalhadoras de Chapecó, Xaxim, Coronel Freitas, Guatambu, Aguas de Chapecó, São Carlos, Saudades, Pinhalzinho, Cunha Porã, Saltinho e Campo Erê.

O representante e também secretário geral da Fetiesc, Landivo Fischer, participou do evento, onde elogiou a iniciativa e o envolvimento da entidade com a classe. “O Sitrivesch está de parabéns pela organização, além da metodologia de envolvimento com as trabalhadoras, onde em um mesmo encontro homenageou, orientou e divertiu”.

O assessor de formação sindical da Fetiesc e também mestre em educação, Sabino Bussanello, palestrou no encontro e explanou sobre as propostas da reforma trabalhista e o que a mudança pode provocar na economia, no trabalho, no dia a dia e, sobretudo como ela afetará o trabalhador, bem como seus direitos conquistados ao longo da história.

Nesta edição, além de palestras técnicas houve uma apresentação sobre a saúde e o bem-estar das mulheres.  A fisioterapeuta Dra. Alessandra B. Becker aliou teoria e prática fornecendo às participantes dicas para uma vida mais tranquila, saudável e equilibrada. A profissional enalteceu aos presentes que saúde é bem-estar completo. “Ter saúde é ter disposição para trabalhar, para aproveitar todos os momentos ao máximo”, comenta.

A trabalhadora Elaine Chuck de Saudades/SC participa do encontro há várias edições e afirma com alegria a importância da atividade para sua vida. “Além de descontrair, nos informa sobre o que está acontecendo, principalmente às mudanças nas leis que podem nos afetar e fazer com que muitos direitos conquistados desapareçam”, comenta.

Após as explanações houve sorteio de brindes, através de bingo e também passagens para o Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora que ocorre nos dias 25 e 26 de março na sede da Fetiesc em Itapema/SC.

Para o presidente do Sitrivesch, Sebastião Nélio da Costa, estar entre mulheres trabalhadoras é um estímulo de coragem e de força para seguir adiante nas lutas e na coragem de pleitear direitos em defesa da classe trabalhadora. “O encontro foi um sucesso e marcou ainda mais, pois fortaleceu a importância dos trabalhadores se unirem para preservar os direitos já conquistados, bem como a liberdade das mulheres em casa, na família e no mercado de trabalho”, comenta.

Quem participa, reconhece a importância da atividade

Celeste Finh, que atua na Dray Saudades participou pela segunda vez do encontro e comenta sobre a organização. “Atividade muito boa, principalmente as palestras que nos orientaram e sanaram muitas dúvidas referentes à possível reforma trabalhista”.

A jovem Carolina Dallacort Pereira elogia a iniciativa e afirma que as orientações podem ajudá-la no dia a dia, melhorando a saúde e o ambiente de trabalho. “Gostei bastante, não sabia quão vasta eram as palestras e como elas podem nos ajudar a superar e até mesmo sugerir soluções para os problemas do nosso cotidiano. Saímos daqui com muitas ideias para aplicar na prática”, destaca.

A trabalhadora Roseli Zick da Silva também enalteceu o trabalho do Sitrivesch para o Encontro da Mulher Trabalhadora. “A cada ano nos apresentam novas informações, esclarecem dúvidas, sempre há atividades para somar no nosso dia a dia. Adorei esse momento de descontração, parabéns aos organizadores’’, conclui.

O encontro ainda teve a visita da deputada estadual, Luciane Carminatti, que conversou com as mulheres e enfatizou a elas a importância da união e da luta para conquistar cada vez mais espaço no mercado. A deputada ainda pediu apoio para lutar contra a reforma da previdência, que se for aprovada, fará com que a classe trabalhadora perca seus direitos.